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Black Friday e a Odontologia
por Fabio Tavares

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Ao entrar na academia hoje pela manhã percebi que algo de fato estava diferente. Centenas de carros em fila para entrar no shopping. Ah claro, Black Friday. Mas você já se perguntou o porquê existe um enorme crescimento de vendas nesta data?

É provável que você me responda que é por conta do preço, do desconto. Então eu lhe pergunto: Quantas centenas de vezes você e todos brasileiros já viram noticiar que não houve desconto, que existiam manobras no preço ou Black Fraude? A população sabe que existem manobras e que na maioria dos casos não existe de fato um desconto real, mas mesmo assim lotam o comércio nacional e as empresas faturam absurdamente mais, certo? Mesmo oferecendo um desconto real, não é isto o fator principal do gigantesco crescimento de vendas. Se este fosse o único motivo, todos as outras ofertas que as mesmas empresas fazem durante o ano dariam o mesmo resultado em vendas.

A maior parte da população não domina técnica alguma de venda. Isto quer dizer que sim, existem várias outras técnicas de vendas no Black Friday nacional ou internacional. E você na odontologia talvez não possa, não deva ou não queira trabalhar com descontos, mas será que você não teria também um gigantesco crescimento de vendas se usasse as outras técnicas de vendas do Black Friday aí no seu consultório?

Você acordou, deu bom dia para os filhos e ao assistir o noticiário descobriu que hoje é Black Friday? Não! Você é bombardeado com informações durante um período anterior te avisando que chegará a Black Friday. Nossa, por coincidência um dos maiores mercados do mundo que é Hollywood também faz trailler’s dos filmes antes do dia do lançamento. Nossa outra coincidência, a globo também faz várias chamadas da novela que vai lançar antes de começar. E sempre coloca no ar um pedacinho da novela que vai passar na próxima segunda-feira. A Apple também sempre cria um megalomaníaco evento anual e apresenta seu novo iPhone e os outros caríssimos produtos da marca antes de lançá-los.

Acho que não preciso me estender tanto e você já percebeu que as maiores empresas do mundo sabem usar uma técnica de venda muito forte que é a ANTECIPAÇÃO. A antecipação causa um desejo quase incontrolável de consumir o produto. E você aprendendo isto agora talvez possa usar no seu consultório. Você pode antecipar que vai iniciar o tratamento de bichectomia, botox. Algo novo ou que não trabalhe na ortodontia, ou um novo tipo de clareamento. São apenas alguns exemplos para você pensar.

A maioria da população também não sabe que é uma técnica de venda, mas você já percebeu que não existe Black Friday todo dia? Será mesmo que os chineses que fabricam o iPhone (e quase tudo que existe, rs) e a própria Apple nunca conseguem se organizar durante todos estes últimos anos a ponto de conseguirem fabricar uma quantidade de iPhone que suporte a demanda no lançamento? Você realmente acredita que eles não conseguem mesmo? Um apartamento cobertura, uma casa de frente do mar, não importa, TUDO QUE É ESCASSO TEM MAIS VALOR E É MAIS DESEJADO. Será que é estrategicamente vendedor ter sempre um horário para agradar o paciente? Ou mesmo que NÃO CONSCIENTE, e aparentando prejuízo de qualidade, o seu paciente te valorizaria e desejaria mais quando você não tem agenda? ;) No quesito qualidade a Apple fica prejudicada por "supostamente" não ter iPhone em quantidade para suportar a demanda?

Talvez você ache ridículo aquela risada eletrônica de fundo nas comédias. Eu também acho. O princípio da APROVAÇÃO SOCIAL afirma que decidimos o que é correto descobrindo o que as outras pessoas acham que é correto (Lun et al, 2007). Será que isto explica o porquê você na maioria das vezes escolhe enfrentar uma fila grande de um restaurante cheio em vez de ir no restaurante do lado vazio? Será que é por isto que os barmens, músicos, malabaristas, atendentes em geral também colocam notas de dinheiro em suas caixinhas de gorjeta no início do expediente indicando que outras pessoas deram gorjeta? Será que é por isto que quando eu estava na adolescência pegava filas quilométricas na frente da balada mesmo chegando muito cedo e ao entrar a casa ainda estava vazia? A Black Friday e todos que conhecem de vendas fazem questão de demonstrar que todo mundo está consumindo o seu produto. E talvez valha você demostrar que todo mundo também vai aí no seu consultório. Publicações de vários atendimentos. Agradecimentos pelos 400 atendimentos realizados no mês, ou pelas 524 avaliações com nota 10 este mês ou pelos 3.000 pacientes tratados. Não importa, quanto mais você demostrar a verdadeira aprovação social que possui, mais irá vender. QUANTO MAIOR O NÚMERO DE PESSOAS QUE ACHAM UM IDEIA CORRETA, MAIS UM DADO INDIVÍDUO IRÁ CONSIDERÁ-LA CORRETA.

Antecipação, escassez e aprovação social. Agora você descobriu 3 excelentes técnicas de vendas usadas pelas maiores empresas do mundo que dominam como ninguém sobre vendas. Mãos na massa!

Um grande abraço, Fábio. \o/

#QuemCriaSorrisoMereceSorrir


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