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Será uma Coincidência Todo Mundo "Estar Oferecendo" Experimente Grátis?
por Fabio Tavares

Exemplo de imagem

Você já percebeu que em qualquer ponto de contato estão te oferecendo “Experimente Grátis”? Na academia você pode chamar um amigo para treinar com você por um período grátis. Recentemente vejo que colocaram uma máquina de suco gigantesca, com acesso via impressão digital e você pode experimentar por 30 dias grátis (imagem). Aí hoje cheguei e além do já descrito tinha suplementos e frutas sendo disponibilizados gratuitamente.

Mas não é só na academia, certo? No shopping tem uma barraca oferecendo o doce, na praia o rapaz do amendoim. A NetFlix oferece 30 dias grátis. Alguns serviços bancários inicialmente são grátis. A maioria dos aplicativos pagos tem uma versão mais limitada grátis. Se não tem uma versão mais limitada, te oferecem um período grátis (30 dias por exemplo). O Google te envia um cupom de R$ 150,00 para experimentar a sua plataforma de anúncios Google Adwords. Outras plataformas que uso no dia a dia pessoal ou da minha empresa também, como Adobe Premiere, Photoshop, Dropbox, iCloud, PlayStation-Sony, Google Drive, TeamViewer, entre outras dezenas.

Se quase todas maiores empresas do mundo (Google, Apple, Sony) e as menores (rapaz do amendoim na praia) estão oferecendo “Experimente Grátis” acho coerente perceber que não se trata de uma coincidência, e sim uma estratégia de vendas de décadas.

E se na sua cabeça passar “estratégia de vendas do rapaz do amendoim?”, quero te alertar que a maioria das estratégias de vendas (existem muitas que você nem imagina, acredite) foram descobertas por vendedores do dia a dia e depois comprovadas por pesquisas de vendas e de psicólogos, e então incorporadas RIGOROSAMENTE na estratégia de venda das maiores empresas do mundo.

A estratégia de vendas “Experimente Grátis” é usado por todos pois produz muito resultado.

• Exposição – O experimente grátis causa exposição. Todo produto ou serviço de sucesso têm exposição

• Prova – Elimina a dúvida se o produto ou serviço atende a necessidade. Uma das maiores estratégias de vendas é provar que o seu produto ou serviço é bom, soluciona os problemas anunciados, etc. Você pode usar depoimentos de outros clientes, pode apresentar fotos/vídeos, mas o experimente grátis é uma opção muito forte

• Prova Social – Ao oferecer algo grátis naturalmente o fluxo de consumidores do seu produto ou serviço aumenta absurdamente. O cérebro toma decisões automáticas para economizar energia, uma delas é a da prova social. Se todo mundo usa ou faz, o cérebro na maioria das vezes vai decidir que você também deve usar ou fazer. Como no caso do restaurante cheio e outro vazio, em qual você entra?

• Reciprocidade – Quando dão um presente para você ou seu filho, você se sente obrigado a retribuir no aniversário da pessoa que te deu. Se um casal de amigos te convida para um jantar na casa deles, você se sente obrigado a também fazer um jantar e convidá-los. Se alguém te faz ou dá algo, você diz “obrigado”. Fomos condicionados a nos sentirmos mal quando devemos favores (Este assunto é tão amplo que fica para uma próxima oportunidade)

“Fábio é possível usar a estratégia do “Experimente Grátis” na odontologia?” Sim! Claro.

Na minha opinião o Mock-up é uma excelente estratégia de experimente grátis usada por pouquíssimos profissionais. O paciente pode pré-visualizar o resultado final do tratamento, e também pode mostrar para seus familiares e amigos assim colhendo outras opiniões (e também divulgando gratuitamente seu trabalho). É uma excelente opção para conquistar a confiança do paciente. Mas a maioria dos profissionais não usam por não entender de vendas e não saber fazer tecnicamente o Mock-up. Portanto oriento que existem diversas plataformas de treinamento online e alguns cursos gratuitos. Eu recomendo muito o Mock-up.

Alguns profissionais estão nas plataformas online e respondem quando um consumidor pergunta algo. Esta conexão não deixa de ser um “experimente grátis”, visto que o consumidor pode, mesmo que levemente, ter contato, sentir o respeito, a postura e a qualidade do atendimento do profissional. A mesma situação vale quando o consumidor tem contato com um vídeo do profissional. Não é um contato direto, mas mesmo assim ele já pode experimentar grátis como é a postura, atitude, etc, do profissional.

Talvez você já tenha percebido que no caso de serviço, como por exemplo dentista, o experimente grátis não se restringe a receber um tratamento gratuito, pois na maioria das vezes o paciente avalia muito mais o atendimento, a recepção, o respeito, o cuidado, o carinho do que apenas o tratamento tecnicamente falando. Ter um breve contato com o profissional em plataformas digitais, diretamente em uma pergunta ou através de um vídeo que o profissional gravou já pode ser um “Experimente Grátis”. Eu também recomendo muito sua presença nas plataformas digitais.

Quando o profissional não cobra pela consulta de avaliação e orçamento não deixa de ser um experimente grátis. Naquele momento o paciente pode experimentar grátis a estrutura do profissional, conhecer o profissional, ver sua forma de atuação, biossegurança, atendimento, etc. Algumas empresas incluem os valores das consultas de avaliação dentro dos tratamentos realizados e estrategicamente usam o experimente grátis como técnica de venda.

Vejo que alguns profissionais também fazem algum simples procedimento na consulta de avaliação quando gratuita, e isto também não deixa de ser um “experimente grátis”.

Diferentemente do Mock-up que recomendo em qualquer cenário, não estou recomendando consulta e procedimentos gratuitos, pois isto depende da estratégia de cada empresa. Existem vários caminhos para chegar no mesmo lugar. Só estou exemplificando o tema.

Portanto se necessário ajuste a estratégia da sua empresa e inclua o “Experimente Grátis”! Você acha que o mundo inteiro está usando porque não tem muita coisa para fazerem nestas empresas ou porque traz MUITO resultado?

Um grande abraço, Fábio. \o/

#QuemCriaSorrisoMereceSorrir


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