À Espera de Um Milagre (Leia-se Cliente)
por Fabio Tavares
Pós-cirurgia no joelho, fui hoje cedo dar uma caminhada, que faz parte das recomendações do médico para a recuperação.
Então vi uma cena que vou tentar descrever. Sol bem forte. Céu azul, limpo. Calçadão da praia. Cavaletes para sustentação e vários quadros muito bonitos expostos. Um artista, pintor, sentado em uma cadeira ao lado, com boné, óculos escuros e camisa de manga longa para se proteger do sol forte, visto que o artista ficará exposto o dia inteiro e o final de semana todo.
Consigo manter a caminhada na ida, mas o pensamento eu já não consigo dominar. Quais os motivos para um excelente profissional tecnicamente, pelo menos foi esta minha sensação ao ver seu produto, estar à espera de um milagre, digo cliente, sob um sol absurdamente forte? E se ainda não estive um sol forte, se fosse uma sombra, uma exposição artística, qual motivo de ESPERAR um cliente chegar até você? Quantas pessoas passam ali (alcance)? Quantas dessas pessoas têm interesse real nesse produto (especificidade, cliente potencial)?
A praia tem quilômetros de distância. Quantas pessoas com real interesse não tiveram contato com a oportunidade? Há uma quadra de distância fica a avenida principal da cidade. Quantas pessoas passearam pela avenida principal e também não viram aquele excelente profissional?
Aqui eu falei do alcance de uma quadra, mas quantas milhares de pessoas moram pela cidade, e turistas em passeio que por inúmeros motivos não viram aquele excelente profissional e seu excelente produto? No caso deste produto que acredito ser pertinente, quantas pessoas pelo Brasil inteiro não tiveram contato com esta oportunidade? Quantas pessoas que estão querendo comprar um lindo quadro não sabem que este profissional existe? AS PESSOAS PRECISAM SABER QUE VOCÊ EXISTE.
Mas agora vamos falar de você dentista. Você também está à ESPERA de um milagre, de paciente? A sua exposição é a fachada do consultório, um cartão de visita? Qual motivo faria você esperar um paciente ou o artista esperar o cliente?
1 – Acredita que a indicação boca a boca é a única maneira de trazer cliente real, cliente que valorize o profissional
2 – Não conhece outra forma de vender
3 – Segue fazendo da maneira ultrapassada que aprendeu. Maneira que aprendeu com os pais, com algum antigo chefe, ou até na faculdade
4 – Nunca parou para estudar sobre vendas. Não acha que vendas pode ser estudada. Não entende que venda é uma técnica, que existem várias estratégias e que qualquer um pode aprendê-las. Óbvio que todos ao longo da vida aprendem parcialmente várias técnicas e as utilizam, mas isto é muito diferente de realmente dominar vendas, persuasão
5 – Não sabe nada de produtividade. Todo o seu tempo é dedicado a parte técnica, cursos técnicos, e outras dezenas de coisas dispensáveis (não me refiro a curso técnico como algo dispensável). Das 16 horas disponíveis do dia, nenhuma delas é dedicada a se desenvolver em atendimento, marketing digital, gestão e vendas
6 – Sabe do poder da internet, mas não tem a mínima noção em como criar um plano organizado que traga dinheiro, reconhecimento, valorização pelas plataformas digitais
7 – Está bem financeiramente. Desconhece que poderia estar muito melhor.
Com pouca dedicação você pode aprender a chegar até o seu paciente potencial. De forma muito simples, já há alguns anos, você pode ir até o seu cliente. Você não precisa esperar por ele. Diferente de expor seu produto apenas naquele local, você expõe seu produto para milhares de pessoas da sua região inteira, e também pode especificar que a exposição alcance apenas as pessoas que estão procurando por dentista por exemplo. Se desejar também pode selecionar que sua exposição chegue apenas para pessoas com renda superior a R$ 10.000 por exemplo, caso seja um objetivo.
A internet móvel, o celular, possibilita a conexão com seu paciente ou futuro paciente. Lembre-se que O CELULAR ESTÁ A UM BRAÇO DE DISTÂNCIA 24 HORAS POR DIA. Mas não adianta tentar empiricamente, você precisará aprender. A boa notícia é que é muito mais rápido e simples que imagina.
Um grande abraço, Fábio. \o/
#QuemCriaSorrisoMereceSorrir
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