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Como Está a Exposição do Seu Produto?
por Fabio Tavares

Exemplo de imagem

Olá, aqui é o Fábio. \o/

Quando venho para Paraty é uma delícia ficar na casa do tio Zé Carlos. Na verdade é um sítio, uma chácara fora do centro.

Aqui no sítio ele cria milhares de galinhas que produzem 1.100 ovos vermelhos por dia.

Meu tio Zé tem 68 anos e trabalha no mais tradicional mercado local. Na verdade também é amigo pessoal do proprietário.

Então ele vende 80% da sua produção para o mercado.

[Fábio] Tio porque você só produz ovo "branco"?

[Tio Zé] O valor do ovo vermelho é melhor, meu lucro é maior. (Pensei: Meu tio de 68 anos, morador de uma cidade pequena, ex-caminhoneiro e produtor de ovos não tem medo de concorrer e vender o produto mais caro, de maior valor agregado, e tem tanto profissional que "morre" de medo de oferecer o produto de melhor valor agregado)

[Fabio] Tio, mas vende tanto ovo assim por dia? Como você um criador pequeno que fabrica na própria casa vai competir com uma empresa gigantesca (fornecedor de ovos brancos) e ainda vendendo um produto bem mais caro (ovos vermelhos)?

[Tio Zé] Fabinho tem dois pontos importantes:

1º - Em geral o cliente entende que produto caro é igual a produto bom. Se você aumenta R$ 1,00 no ovo branco praticamente encalha todo seu estoque. Este cliente está preocupado com preço. Já no caso do vermelho, se aumento bem o preço do meu produto pode até reduzir um pouco o volume, mas ganho muito no total. Este cliente não está buscando apenas preço, ele considera muito a qualidade. E o meu ovo é de qualidade.

(Pensei: Tanta gente pagando alto em um MBA ou pós graduação, acho que vou levar meu tio Zé para dar umas aulinhas sobre negócio lá. Se 90% de todos os mercados brigam no preço, é mais fácil competir com os 10% que brigam na qualidade)

2º - Todos os meses eu pago do meu bolso o João para ele deixar os meus ovos em um bom local, sempre repor meu produto e deixar bem apresentado. Então o cliente encontra mais fácil o meu ovo vermelho e como está sempre muito bem apresentado facilita a decisão em optar por um produto de maior qualidade.

[email protected] QU3... palavrão, claro. Mas também pensei:

Meu tio Zé tem 68 anos, sempre morou em uma cidade pequena (Paraty), só estudou o ensino fundamental, cria galinhas aqui na própria casa e...

1 - Tem total consciência da relevância da exposição do seu produto. Ter consciência é bem diferente de agir. Conheço muita gente que ainda não tem consciência e outras que até tem, mas não tem ação. Ter consciência é muito importante, mas é o primeiro passo apenas. A solução vem com a ação.

2 - Competi com uma empresa gigantesca vendendo um produto mais caro por decisão própria. Ele poderia ter galinhas de ovos brancos.

3 - Investi na EXPOSIÇÃO do seu PRODUTO. Ele sabe que se seu produto estiver em um local melhor vai "alcançar" mais clientes. E também sabe que a apresentação do seu produto faz com que venda mais.

Posto isto eu gostaria de te perguntar:

1-Como está a exposição do seu "produto"
2-Você tem consciência da relevância da exposição do seu produto?
3-Quais são os locais que expõe seu produto?
4-Seu público está onde você expõe seu produto?
5-Investi na exposição do seu produto?
6-Qual sua "expertise" no assunto exposição?

Fico aqui ansioso no aguardo da sua resposta.


PS1⤵

Te garanto que tio Zé ganha muito mais que MUITOS profissionais com graduação, pós e especializações. Por que?

Porque domínio técnico sem saber "vender" é igual voo de galinha: Só da voo curto.

Pense nisto!


Um grande abraço, Fábio.

#QuemCriaSorrisoMereceSorrir


PS⤵

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