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Já imaginou se a vontade dos pacientes em fechar tratamentos com você fosse maior do que a sua vontade?
Esse guia é fruto de 143 campanhas de marketing odontológico que já geraram milhões de reais em tratamentos.

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Pânico no Dentista
por Fabio Tavares

Exemplo de imagem

Há 36 dias fizemos uma campanha que nos trouxe excelente resultado. Até a data atual tivemos o alcance de 79.715 pessoas, ou seja, a campanha foi apresentada, esteve na timeline do Facebook de 79.715 pessoas. Seja realista, quantas pessoas você acha que suas indicações alcançam? Talvez nem 1% disto. Por isto é fundamental você usar este poder extraordinário de conexão da internet, ou marketing digital, não importa o nome que prefira usar.

Destas pessoas alcançadas tivemos 11.729 que tiveram algum envolvimento com a campanha, clicaram para visualizar a foto, para ler o texto por exemplo. Como estas tiveram um envolvimento direto com a publicação significa dizer que você não é mais um desconhecido para estas 11.729 pessoas. Se você colocar novas campanhas futuramente no ar, é muito provável que a sua conexão com estas milhares de pessoas passe a se estreitar, você passa a ter um leve relacionamento com elas. AS PESSOAS PRECISAM SABER QUE VOCÊ EXISTE.

3.775 curtiram a publicação, ou seja, além de ver a publicação, além de clicar na foto ou no texto por exemplo, a pessoa parou, avaliou e fez uma ação de curtir. É um indicativo de “gostei do que vi”. Aqui além de você não ser mais um desconhecido, estas 3.775 pessoas agora te conhecem e gostaram do seu trabalho. AS PESSOAS COMPRAM DE QUEM ELAS CONHECEM E MAIS GOSTAM.

71 compartilhamentos. O compartilhamento é algo muito forte, é como uma indicação. A pessoa gostou tanto do seu trabalho que decidiu repassar isto para os seus amigos. A diferença é que um paciente deve te indicar para 5, no máximo 10 pessoas durante a vida, já esta indicação vai atingir aproximadamente 17.750 pessoas. Se calcularmos um cenário razoável onde a campanha foi vista por 50% dos amigos de quem compartilhou, foram mais 17.750 pessoas impactadas pela publicação, neste caso sem custo. Talvez você pense que este tipo de indicação alcance 17.750 em vez de 10 pessoas, mas tem menos impacto do que alguém falando diretamente de você. Sim, é verdade. Considerando que o impacto seja 99% menor (embora eu tenha certeza que não é isto), se apenas 1% se tornassem seu paciente seriam novas 177 pessoas e não 10. Outro ponto muito relevante é que uma coisa é milhares de pessoas receberem esta indicação uma vez, e outra é estas milhares de pessoas receberem esta indicação várias vezes. Isto porque se você criar novas campanhas regularmente é provável que isto se repita, e portanto o impacto passa a ser muito maior.

Foram 118 comentários, com muitas indicações, com muitos telefones e pedidos de agendamento. Como em qualquer funil de vendas, aqui estão muitas pessoas que de fato farão o tratamento de imediato.

O CPC, custo por clique foi de R$ 0,05, e o custo por curtida na página referente a campanha foi R$ 5,75. Sim, investimos apenas R$ 0,05 por clique. É por isto que o marketing digital é um alavancador gigantesco, pois com um investimento baixíssimo você consegue se relacionar com milhares de pessoas.

Tivemos um número grande de agendamentos para odontopediatria (se você não é odontopediatra leia o texto até o final) e para outras especialidades de adultos. Isto porquê obviamente o impacto da publicação não se restringe ao público infantil.

Na nossa avaliação o impacto foi grande por alguns motivos:

1 – Chamada de ação (título) muito direta e curta. “Escutei falar que crianças ficam em pânico no dentista”. Finalizei com 3 emoticons pensativos. Um grande problema das pessoas atualmente é tempo. Que na verdade não é falta de tempo, é não saber nada sobre produtividade, mas este é um assunto para outro dia. ;)

2 – Tratou um tema que aflige muitas mães, e adultos em geral também, que é o pânico. Decidimos criar esta campanha pois nossas pesquisas indicaram que muitas mamães não levavam ou tinham receio de levar o filho(a) no dentista por achar que o mesmo(a) não iria abrir a boca. Muitas relataram vergonha, pois acham que estariam desperdiçando o tempo do dentista, outras têm pânico de dentista e acabavam naturalmente evitando o agendamento, mesmo que o filho nunca tivesse apresentado o mesmo problema.

3 – Empatia e Humor. Mesmo tratando um tema sério a campanha conseguiu levar humor, causar empatia, afeição. Isto porque as imagens mostravam um atendimento com uma criança sem medo, seguindo as orientações da dentista, brincando, se divertindo durante o atendimento. As imagens mostram um atendimento real no consultório.

4 – Interrupção de Padrão. A campanha tinha o objetivo de interromper um padrão mental que é ainda muito forte, ou seja, criança com medo, choro, vergonha, etc. A chamada trazia o pânico, mas a imagem provava o contrário, divertimento, tranquilidade, felicidade.

5 – Campanha sem “parecer” campanha. A campanha não parece nem levemente um anúncio, é claramente vista como uma simples publicação. E talvez você tenha começado a entender agora o porquê que aqueles anúncios bonitos, todos “formais” que você pagou para uma agência dão infinitamente menos resultado. PESSOAS GOSTAM DE SE RELACIONAR COM PESSOAS E NÃO COM EMPRESAS.

Importante observar que não acredito em milagres e também não acredito em resultados “milagrosos” com apenas uma ação, uma publicação. Não tenho dúvida alguma que é o conjunto da obra que trouxe este impacto positivo nesta campanha. Ou seja, este resultado está apoiado por campanhas anteriores, gestão, depoimentos, etc.

Então agora é hora de você colocar a mão na massa e usar estas dicas. Fico aqui ansioso por um comentário seu, e também pelos seus resultados após colocar no ar a sua campanha.

Ponto de atenção é que a Zanza não é Odontopediatra. Ou seja, você não precisa ser odontopediatra para lotar seu consultório com esta especialidade. É possível colocar outros profissionais, que estarão satisfeitíssimos com a remuneração e facilidade de não precisar conquistar um novo paciente, e você também por atrair vários outros tratamentos com o novo fluxo, além de ter um ótimo retorno financeiro destes. E o principal, neste caso você está com tempo livre para realizar seus sonhos com família e amigos. Pense nisto!

Um grande abraço, Fábio. \o/


#QuemCriaSorrisoMereceSorrir


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